sábado, 28 de março de 2009

"Olhai os lírios do campo"

“Não andeis ansiosos por coisa alguma... Olhai os lírios do campo, eles não trabalham nem tecem. Eu, contudo, vos afirmo que nem (o Rei) Salomão, em toda a sua glória, se vestiu como qualquer um deles. Ora, se Deus veste assim a erva do campo, que hoje existe e amanhã é lançada no forno, quanto mais a vós, homens de pequena fé... Portanto não vos inquieteis com o dia de amanhã, pois o amanhã trará consigo os seus cuidados.” (Mateus 6: 25, 28, 29 e 34)



Se estas palavras podiam parecer desafiadoras quando foram proferidas, há dois mil anos atrás, certamente parecerão impossíveis de se cumprir em nossos dias. Vivemos uma era de muita ansiedade, pressões, busca por resultados, alta velocidade, excesso de informação, superficialidade das relações afetivas. Em nossos dias, parar é um grande problema: é não produzir, não render, é perder tempo e dinheiro. Acontece que, vez por outra, somos forçados a parar. E isso é necessário. Conheço pessoas que pararam após um problema de saúde, um trauma, após uma separação difícil; outros após a dádiva do nascimento de um filho.

Eu também precisei – e preciso constantemente – parar um pouco: avaliar a vida, os rumos, calibrar a bússola, questionar valores e prioridades. Nesses momentos, o texto transcrito acima sempre me foi uma boa lembrança. Os princípios do Evangelho valem absolutamente para todos, inclusive para os que não crêem. Se você crê que Deus cuida de você, não ande ansioso. Mas se você não crê nem mesmo em Sua existência, não ande ansioso também, afinal você já deve ter percebido que a vida segue seu rumo e há muitos momentos em que não temos o controle das situações; os lírios nem cogitam a necessidade de se vestirem bem. Se o controle está nas mãos de Deus ou do acaso, descansar o coração, conhecer-se, reavaliar a rota e descobrir possíveis ganhos que podem advir das aparentes perdas serão sempre bons conselhos.

O mar e a música são minhas companhias constantes, um refúgio para minha alma. A música que produzo e os textos deste blog refletem hoje esse 'pit-stop' da alma. Tenho buscado viver um dia por vez. Tem dado certo. Sei que logo entro no turbilhão de novo. Espero apenas estar mais bem preparado. Aliás, é impossível não comentar que “preparado” me dá a idéia de “pré-parado”, talvez tenha a ver com aquele que parou antes, e agora está pronto pra enfrentar o que vier.

7 comentários:

Anônimo disse...

Toda sua meditação neste blog Tocando a Vida...me faz também parar...refletir...repensar e, com muita alegria, parabenizá-lo pela iniciativa de compartilhar conosco sua arte e sensibilidade. Valeu!!!!!

Carlos Lopes (SG-RJ)

Unknown disse...

Querido amigo e irmão,

Lembra daquele cântico:
"É Meu somente Meu todo trabalho,
E seu trabalho e descansar em Mim" ...

Pois é, quando se anda humildimente na presença Dele, este verso (divinamente inspirado), reflete uma Lei de Deus que, como todas as outras, é imutável.

Eu Sou testemunha disto e estou aprendendo (agora, depois de velho), a não me preocupar com mais nada que não seja o agora. Só existe o agora. Este é o grande ensinamente presente nos versículos que você citou. O Agora é o único momento que importa porque é o único que a gente tem.

Bem, de qualquer forma, este é um tema que, na minha opinião, deve fazer parte das nossas reflexões diárias e é o assunto com que mais me ocupa no momento, daí, meu comentário tão logo recebi a notícia da existência deste seu blog.

Enfim, bom poder "falar" com vc novamente.
Que a Paz que excede todo entendimento inunde tua vida.

marco polo

Anônimo disse...

Ôi Cassio,

Palavras muito sábias e inspiradoras que veio de encontro às necessidades que estou vivendo no momento.

É sempre bom poder ouví-lo mesmo que seja através de um monitor de computador.

Deus o abençoe grandemente e continue usando todos os seus conhecimentos e talentos para alcançar vidas que precisam de uma injeção de força, ânimo e corajem.

Um abração,

Dalton Mattos da Cruz

Rejane Tinoco disse...

Meu querido, ao ler "Olhai os lírios do Campo" fez com que minhas lágrimas rolassem.

Suas palavras vieram edificar minha vida nesse atual momento.
Me fez lembrar do cuidado do nosso Pai Celestial.

Como é díficil viver sem ansiedades...
Como é díficil viver "Só por hoje"...

Obrigada pelas sábias palavras.
Que papai do céu te abençõe sempre!

Um beijo no coração
Rejane

Anônimo disse...

Fiquei muito feliz de conhecer uma pessoa com tantos dons!
suas palavras são inspiradas por Deus...
muitas vezes precisamos de uma que nos traga conforto espiritual, e hoje eu me indentifiquei nas suas.
Continue sempre assim enchendo nossos corações de Paz e de Esperança...
Você é muito especial e sempre será meu eterno amigo... sucesso!
Beijão!

Adriana

fabio lemos disse...

Amigo,
Parabens por mais este canal no qual voce nos agracia como sempre fez com belos textos.Saiba que fico muito feliz por poder acompanhar(mesmo que de longe,mas "nem tanto") sua jornada.Sucesso e muitas saudades sempre!!!

Fabio Lemos

Cassio disse...

Agradeço o carinho de todos os amigos que tem comentado no blog, ou mandado suas mensagens por email. Se a vida nos coloca um pouco distantes uns dos outros, ainda assim, é preciso sempre alimentar nossa amizade, mesmo que apenas com palavras...
Um grande abraço!