quinta-feira, 25 de junho de 2009

De fãs a parceiros - "Making of" da gravação



Foi em 1991 que conheci o trabalho do guitarrista norte-americano Pat Metheny, através do LP “Letter from Home”. No mesmo disco, conheci e me impressionei com o percussionista brasileiro Armando Marçal, que integrou sua banda por 10 anos.

Armando Marçal é filho e neto de percussionistas. Aos 15 anos, seu pai o levou para tocar surdo na bateria da Portela; aos 17 tocou pela primeira vez em um desfile da escola de samba. A partir daí, tocou com praticamente todos os grandes nomes da MPB (Ivan Lins, Djavan, João Bosco, Lulu Santos, Gal Costa e Caetano Veloso são apenas alguns deles), além de estrelas internacionais como Paul Simon e o próprio Pat).

Nós do “Dialeto Brasileiro” (eu, Wagner Soares e Cláudio Félix) compartilhamos de uma grande admiração pelo Marçal. É um músico de um bom gosto incrível! E foi dessa admiração comum que surgiu a idéia de convidá-lo para participar da gravação de nosso CD “No Caminho”, em 2008.

Através de amigos, chegamos ao seu telefone e foi grande a surpresa ao descobrir que aquele cara que tanto admirávamos pelo talento, era também uma pessoa sensacional: “Claro, Dom! Vai ser um prazer gravar com vocês!”





Marçal foi bastante animado para a gravação, levou praticamente todo seu material. Extremamente atencioso e profissional, curtiu as músicas e foi dando idéias atrás de idéias. A primeira que ouviu foi uma música minha chamada “Trem das cinco”, e essa foi também a primeira música a ser gravada. O vídeo acima mostra um trecho da gravação dessa música, em que ele utiliza as “tumbadoras”, também conhecidas como “congas”.

No próximo vídeo, ele já havia gravado as congas e estávamos ouvindo o resultado. Ao mesmo tempo, ele ia propondo o que poderia ser feito depois: no caso, a colocação de um triângulo e de vários efeitos de percussão. No vídeo aparecemos eu, Marçal e Cláudio. O Wagner está filmando.



Foi uma tarde divertida e muito especial. Rimos muito. Ele ainda gravaria mais duas músicas: “Baía Grande” do Wagner, e “Sem Você”, uma parceria minha com Wagner.

Enfim, preparei esse texto para revelar um pouco dos bastidores da gravação de nosso CD e para falar de nossa admiração integral por esse grande músico brasileiro, internacionalmente reconhecido. Essa admiração ganhou força, virou cumplicidade musical, e marca o início de uma amizade. O resultado de todo esse trabalho está em nosso CD. Visite nosso site: http://www.dialetobrasileiro.com.br/

Você pode ouvir a gravação definitiva de “Trem das cinco” em http://www.myspace.com/cassiovianna


Se você quer curtir um solo bonito do Marçal com o baterista Kiko Freitas, acompanhando o João Bosco no Programa Altas Horas, da Rede Globo, dê uma olhada nesse vídeo no youtube, vale a pena: http://www.youtube.com/watch?v=AoCaV19nRII.


Informações sobre Marçal, acesse http://www.myspace.com/armandomarcal

Grande abraço a todos vocês!